Publicado 07/07/2020
Como promover sua clínica de forma ética e responsável
Para promover a sua clínica é preciso estar atento às regras. A área da saúde, principalmente a área médica, possui algumas restrições quando o assunto é Marketing. Devido a esse fato, muitos profissionais da área evitam se akuscarpe negozigeox gabsoutlet ovyeshop fracominasaldi negozigeox moorecains relaxdaysstore tatascarpe moorecains diego-dalla-palma andcamicienegozi ynotborse gioie-di-gea lecopavillonenvolver com ações de marketing, tanto no ambiente físico, como no digital, com medo de que isso possa afetar sua credibilidade.adidas superstar bot metalic חזן צוקרמן שמלות כלה מחירים canapele tamilia ghencea מעבד gb ram קומקום נירוסטה חשמלי 1.7 ליטר זק ש ef 880w צבע לבן sazeničky bylinek hyra väska боя червена philips wekker kind תצפית על מטוסים נתב ג חנות ריהוט גן געש hohe sneaker damen weiß pink running tights nike camas mayor knoppar och handtag hm
Isso acontece porque muitas vezes o Marketing é confundido com a Publicidade.
Porém existe uma diferença entre os termos. Enquanto o Marketing se preocupa em conhecer e definir o público alvo e traçar estratégias efetivas para atraí-lo, a publicidade foca em construir uma comunicação persuasiva com esse público, e é aí que muitos profissionais acabam não investindo em marketing, com medo de esbarrar nas regras de publicidade do segmento.
O marketing é fundamental para o sucesso de qualquer negócio. Porém, quando falamos em marketing na área da saúde devemos levar em conta que estamos tratando de algo muito sério, que não pode ser visto como a venda de qualquer outro produto. As profissões que são da área da saúde são nobres por natureza, cuidam de vidas e por isso, não podemos ser levianos de achar que o marketing para essa área é como qualquer outro marketing.
Por esse motivo, vou dar aqui 6 dicas básicas para profissionais da saúde, que queiram iniciar o marketing da sua clínica, se tornando referência no meio digital, sem que tenham qualquer problema com os órgãos regulatórios.

Dica 1: Faça vídeos informativos sobre seus procedimentos e tratamentos.
Inove a forma de comunicação com o seu público. Pesquisas indicam que vídeos na área da saúde já possuem uma taxa de aceitação mais alta que publicações que contém apenas imagens.
Fazer vídeos explicando cada um dos seus procedimentos e tratamentos é uma ótima maneira de se aproximar do seu paciente, que sente mais confiança em você e no tratamento.
Você pode responder perguntas básicas para construir o roteiro do seu vídeo: O que é? – Como funciona? – O que trata? – Como é o pós procedimento?
Esses vídeos podem ser utilizados nas mídias sociais, como Facebook, Instagram e Youtube e divulgados internamente em sua clínica ou serem enviados para seus pacientes, como forma de relacionamento.
A Share Comunicação oferece toda a produção de vídeos para profissionais da área da saúde: Roteiro, produção, filmagem e edição.
2-) Desenvolva o site de sua clínica
Você sabia que, segundo estudos, 80% das pessoas pesquisam sobre o profissional na web, antes de tomar qualquer ação? Ou seja, a maioria dos seus pacientes, antes de chegar a sua clínica, já procurou você na internet.
Investir na criação de um site é fundamental para transmitir uma imagem de credibilidade no meio digital. O site é onde você pode colocar as informações sobre a sua clínica, sobre seus valores, missão e a estrutura que você tem para receber seus pacientes. É o cartão de visitas virtual, que pode ser responsável pela captação de novos pacientes.
Quando for criar o site, é importante ter em mente as atualizações do Google, SEO e todas as novas ferramentas digitais, para que você usufrua ao máximo de toda a inteligência da internet e esteja sempre à frente.
Nosso serviço de criação de site envolve todo o layout e auxiliamos na produção de todo o conteúdo, além de estarmos sempre atentos à essas atualizações do ambiente digital.
3-) Faça Post Blog Regularmente
O Blog pode ser usado como uma ferramenta de disseminação de conhecimento científico. A criação de conteúdo dentro do seu site é importante para que você tenha uma recorrência de usuários querendo saber mais sobre o que você faz. Além disso, quando há postagens recorrentes de conteúdos interessantes, você passa a ser referência no seu segmento, trazendo sempre informações assertivas para o seu público.
Fale sobre sua especialidade, torne o seu site mais relevante para os buscadores do Google, fidelize o seu prospect com um conteúdo que prenda a atenção, estimulando-o a visitar regularmente o seu site e se tornar um paciente eventualmente.
4-) Invista nas Redes Sociais
As redes sociais, apesar de alguns profissionais da área da saúde não utilizarem, ou por não dominarem ou então por terem receio das consequências, são excelentes ferramentas de apoio para a sua clínica. A rede social é onde você vai se aproximar do seu paciente e divulgar o seu trabalho de maneira mais intimista.
As redes sociais ocupam papel de destaque no planejamento de marketing no segmento da saúde. Plataformas como Facebook, Instagram, Linkedin e Youtube são indispensáveis para quem quer ganhar a confiança dos pacientes.
Em 2015 uma resolução permitiu a divulgação de endereço e telefone do consultório nos perfis das redes sociais. É preciso, no entanto, tomar cuidado com os posts nas redes, para não assumirem um tom sensacionalista ou garantir a entrega de resultados.
A rede social é onde você se aproxima do seu paciente, onde eles podem tirar dúvidas, conhecer as novidades da sua clínica e até agendar consultas.
5-) Divulgue de forma responsável as tecnologias da sua clínica
Você que é da área da saúde, sabe que as tecnologias se inovam a cada ano e os investimentos realizados podem ser muito altos. Muitas vezes, por medo ou por simplesmente não saber como, o profissional não divulga as novas tecnologias e técnicas que chegam na clínica e acabam passando despercebidas.
De acordo com o CFM, as clínicas médicas têm autorização para anunciar equipamentos, entretanto, isso deve ser feito com responsabilidade, para não dar a entender que a tecnologia é garantia de resultados. Evite também usar termos como: “a melhor” ou “a mais eficiente”.
Você pode divulgar a chegada de uma nova tecnologia em suas redes sociais ou através do Google, em forma de Blog Posts ou Anúncios Pagos.
A Share Comunicação
6-) Faça a identidade visual da sua clínica
Aqui é onde entra a estratégia de Branding, que refere-se a gestão da marca de uma empresa, aqui neste caso, da sua clínica.
O passo inicial para traçar uma efetiva estratégia de Branding, é o desenvolvimento da identidade visual da sua clínica. Essa identidade torna a sua clínica única e ajuda na construção de uma marca forte frente à seus pacientes, diferenciado-se e gerando valor.
O relacionamento profissional – paciente começa desde a primeira impressão que ele vai ter da sua marca. As cores escolhidas, o slogan, o logo. Cada elemento deve ser pensado para atrair o seu público e passar uma mensagem sobre você.
Uma identidade visual bem pensada transmite confiança, credibilidade e sofisticação à imagem da sua clínica e é aplicada desde a fachada, até os uniformes da equipe e toda a papelaria do seu consultório, como receituário, cartão de visita e cartão para marcar as consultas.
Seguindo essas 6 dicas básicas, você já estará bem à frente da maioria. A Share Comunicação é especialista em marketing na área da saúde e podemos te ajudar com o planejamento e ação de cada passo listado acima! Entre em contato conosco e fale com um de nossos especialistas!

No responses yet